Parede de Tijolinho
Há uma expectativa em nossas obras toda vez que vamos descascar uma parede por algum motivo. Nos vemos torcendo pela possibilidade de a estrutura ter sido feita de tijolinhos maciços, os quais podemos deixar à mostra adaptando nosso projeto para integrá-los.
Hoje tão queridos, nem sempre foi assim, pois estavam em uma categoria de materiais básicos, estruturais. Acontece que atualmente a maioria das agências de tendências, como a global WGSN (www.wgsn.com), apontam para uma arquitetura e um design de raíz. A idéia é que cada vez mais as pessoas assumam as coisas como eles são, sem “máscaras”, a vida como ela é. E a vida pode ser muito bacana assim.
Mas essa história de valorizar as coisas como elas são, com seus desgastes naturais, não é tão nova assim. A cultura oriental tem um conceito milenar chamado Wabi-Sabi, que é a aceitação das imperfeições da vida. Naturalmente este conceito é bem valorizado na arquitetura e no design, deixando à mostra os desgastes naturais dos materiais.
Disso tudo, o tijolinho é o elemento que melhor representa esse movimento. Mas nem todos tem a sorte, ao descascar uma pa
rede, de encontrar essa preciosidade. E aí acontece um fenômeno que é quase um paradoxo: começamos a inserir falsos tijolos antigos em nossos projetos de design de interiores novos.
Temos no mercado uma variedade de tipos de tijolinhos que fazem às vezes dos antigos. De tão versátil, a parede de tijolinho aparente se adapta a vários estilos de projetos, do contemporâneo ao industrial. Tudo depende da composição e harmonia dos elementos utilizados.
Os preços também são bem variados, o que deixa esta opção acessível à todos. Temos uma queda particular pelo tijolinho mais simples, aquele retangular tipo plaquetinha. Ele é muito democrático porque custa apenas 1,95 a unidade.
Para um visual mais exclusivo, os tijolinhos tipo revestimento feitos com material nobre, tem valores que vão até R$ 497,00m².
Mas se você for um dos sortudos na hora de descascar a sua parede e encontrar tijolinhos legítimos, esses não tem preço, pois vem carregados de história, que encontram ressonância na nossa memória afetiva.
Onde encontrar:
Tijolaria Carbonari – tijolos tradicionais – www.tijolariacarbonari.com.br
Palimanan – tijolos especiais – www.palimanan.com.br
Portobello – tijolos para revestimento – www.portobello.com.br
0 comments